Renorbio
Sábado, 23 de Setembro de 2017.
CPF: Senha:
Renorbio > Notícias > Programa de doutorado RENORBIO/UFBA desenvolve aparelho para tratar bruxismo

Programa de doutorado RENORBIO/UFBA desenvolve aparelho para tratar bruxismo

Com o objetivo de minorar o incômodo, foi criado o SleepComfort, fruto de uma pesquisa de doutorado

SleepComfort é fruto da tese da discente Kenya Felicíssimo

Cerca de 15% da população brasileira sofre de bruxismo, uma desordem funcional caracterizada pelo apertar ou ranger dos dentes durante o sono. Com o objetivo de minorar o incômodo, foi criado o SleepComfort, fruto de uma pesquisa de doutorado “Desenvolvimento de Biomaterias de Origem Microbiológica Visando a Produção em Escala Industrial de um Aparelho Intraoral (SleepComfort)”, realizada pela cirurgiã-dentista, Kenya Felicíssimo, no Programa RENORBIO de Pós-Graduação em Biotecnologia da UFBA,  sob a orientação do professor de Microbiologia do Departamento de Biointeração da UFBA, Paulo Fernando de Almeida.

O SleepComfort, cuja patente já está depositada no Núcleo de Inovação Tecnológica da Universidade, é uma placa dentária, confeccionada em material natural, biodegradável e de alta resistência, que ajuda a proteger os dentes durante os movimentos gerados pelo bruxismo à noite. Por proteger a região da boca de maneira eficaz, o SleepComfort também pode ser usado como protetor de esporte, informa Kenya Felicíssimo.

 Bruxismo

A patologia está associada a fatores genéticos, situações de estresse e ansiedade, além de problemas bucais, como a oclusão dentária. Especialistas advertem que o bruxismo pode provocar dor de cabeça, desgaste e amolecimento dos dentes, estalos ao abrir e fechar a boca, dor e zumbido no ouvido, no pescoço, na mandíbula e na face. Em casos mais graves, a desordem ocasiona problemas ósseos, na gengiva e na articulação temporomandibular (ATM). Para confirmar a patologia, é indicado realizar um exame que monitora o sono - a polissonografia.

Notícia publicada em https://www.ufba.br/noticias/programa-de-doutorado-renorbioufba-desenvolve-aparelho-para-tratar-bruxismo.

Data: 20/10/2015

Fonte: Coordenação - Ponto Focal - Bahia

Renorbio - Rede Nordeste de Biotecnologia
Rua Dom Manoel de Mederios, s/n, Dois Irmãos. CEP: 52171900 - Recife/PE
Tel. (81) 3320-6050
E-mail: renorbio@renorbio.org.br
Copyright © Renorbio. 2005-2014. Todos os Direitos Reservados.